Página Inicial
Menu

Tabajara Tênis Clube

Fundada por colonos alemães, foi alvo da campanha nacionalista de Getúlio Vargas e do medo gerado pela Segunda Guerra Mundial.

A história do Tabajara Tênis Clube inicia-se em 1859, apenas nove após a vinda dos primeiros 17 imigrantes a Blumenau, quando um grupo de habitantes fundou o Blumenauer Schützengesellshaft-verein, uma sociedade voltada à pratica do tiro. Para isso, contaram com a ajuda do fundador da Colônia Blumenau, o Dr. Blumenau, que cedeu um lote de sua propriedade, de 2,5 mil metros quadrados para a instalação da modesta sociedade. São reconhecidos como fundadores o pastor Osvaldo Hesse, o professor Viktor von Gilsa, o veterinário Carl Wilhelm Friedenreich, o comerciante Viktor Gaertner e os colonos Jayme Dittmar, Heinrich Petermann e Jacob Louis Zimmermann.

A primeira sede dos atiradores foi construída no mesmo lugar onde hoje se encontra o Tabajara Tênis Clube. Ela era rústica, feita de tábuas de madeira e telhado de ripas. Sua fundação aconteceu no dia 2 de dezembro de 1859, feriado na colônia por ocasião do aniversário do imperador Dom Pedro 2º.

Todavia, não era somente da prática do tiro que sobrevivia o pequeno clube. Em 1860, a colônia assistiu à primeira peça teatral apresentada pelo grupo então denominado Sociedade Teatral de Blumenau, que ensaiava frequentemente nas instalações da sociedade de tiro e que tinha como objetivo o entretenimento dos moradores da colônia através da arte.

Quando a Blumenauer Schützengesellshaft-verein comemorou 75 anos de existência, em 1934, o clube possuía 187 membros em seu quadro social. Um pequeno terreno também havia sido adquirido para a construção de uma rua larga para a entrada e saída de veículos, onde hoje encontra-se a piscina. A diretoria era composta por Félix Hering, presidente; Viktor Probst, vice-presidente; Ernest Steinbach, tesoureiro; Leopoldo Colin, primeiro secretário; Heinrich Webel, segundo secretário; Oswald Otte Sênior, diretor de Tiro; Max Schlereth, comandante. Os festejos de 75 anos ocorreram em setembro daquele ano.

A partir da década de 1930, com a subida de Getúlio Vargas ao poder, iniciaram-se no plano político, social e econômico do País sérias mudanças que trariam consequências a todo território nacional. Uma delas, a Campanha de Nacionalização de 1938, tinha como objetivo diminuir a influência das comunidades de imigrantes estrangeiros no Brasil e forçar sua integração junto à população brasileira. Foi nessa época que a Blumenauer Schützengesellshaft-verein teve o nome mudado para Sociedade de Atiradores Blumenau. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, em 1939, estas medidas tornaram-se ainda mais severas. Com a entrada do Brasil na guerra, em 1942, a Sociedade de Atiradores cessou definitivamente suas atividades.

No entanto, um grupo reduzido de tenistas pertencentes ao Club Rot Weiss, fundado em 1927, que fazia uso de um espaço cedido pela sociedade, conseguiu fundar, em 1941, o Tenis Club Blumenau. Os membros da diretoria do Tenis Club não mediram esforços para evitar que a sede da Sociedade de Atiradores, então fechada, fosse encampada pelo Exército.

Posteriormente, em 15 de março de 1945, o Tenis Club, agora sob a denominação de Tenis Club Tabajara, adquiriu por meio de doação, as terras da Sociedade de Atiradores Blumenau, que continham a sede social, estande de tiro ao alvo, mais um rancho aberto e uma “carreira” para jogo de bolão. Na ocasião, a Sociedade de Atiradores foi representada por Felix Hering, Leopoldo Colin e Adolfo Schmalz. Realizada a doação, a diretoria do Tabajara, com a venda de ações, contratou o arquiteto Richard Kaulich para restaurar o imóvel. Finalmente, em 27 de outubro de 1949, o Tenis Club Tabajara transformou-se definitivamente em Tabajara Tênis Clube.

Fundadores

  • Carl Wilhelm Friedenreich
  • Heinrich Pettermann
  • Jacob Louis Zimermann
  • Jayme Dittmar
  • Rudolph Oswlad Hesse
  • Victor Gärtner
  • Victor von Gilsa

Fotos

Confira mais fotos do clube, clicando nas miniatuaras para ampliar.
Telefone: (47) 3221-2600
contato@tabanet.com.br
Tabajara Tênis Club © 2017